Vozmecê faz provoção sobre influência dos EUA na América do Sul em 'Tio Sam'

Méri Oliveira (fotos: divulgação)

O duo Vozmecê, formado por Pedro Fattori e Namaria Schneider, de MS, acaba de lançar o videoclipe da música Tio Sam, que faz uma crítica à influência dos Estados Unidos sobre a América do Sul. O clipe está disponível no canal oficial do duo no YouTube e traz uma abordagem irônica e provocativa.

A música Tio Sam, lançada originalmente em 2020, contém versos como "Se o Tio Sam toca pandeiro, todo mundo samba / Mas se o Tio Sam saca uma arma, o mundo inteiro grita", reforçando a crítica à subordinação cultural e econômica do Brasil aos EUA.

O videoclipe vai além da crítica social, trazendo uma estética cênica bem-humorada, com imagens que remetem ao poder hegemônico dos Estados Unidos. A produção foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, após cinco anos de planejamento e locações em MS.

As gravações ocorreram em Campo Grande, Bodoquena, Corumbá e Rio Verde, com destaque para a cena em frente a uma unidade da Havan, onde uma Estátua da Liberdade serviu de cenário para Breno Moroni, interpretando o Tio Sam.

A direção do clipe ficou a cargo de Pedro Fattori, que também assina o roteiro e edição. A captação das imagens foi feita por Fattori, Namaria Schneider e Manu Komiyama, com participação de Isabela Lopes, Breno Moroni e o Projeto Kzulo nas cenas.

O lançamento do clipe será celebrado com um show no Festival Campão Cultural, no dia 28 de março, às 18h, na Praça do Rádio, em Campo Grande. A entrada é gratuita, e o evento terá apresentações de Vozmecê, Renata Sena e Jerry Espíndola.