Menina de 9 anos com síndrome rara vence desafios em MS

Diana Christie e Carla Andréa

Maria Valentina, de 9 anos, que convive com a Síndrome Cornélia de Lange e outras condições, como cardiopatia e dermatite, está bem e matriculada no quarto ano do Ensino Fundamental em educação domiciliar para 2025.

Sua rotina é cheia de terapias, incluindo fisioterapia, hidroterapia, equoterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de medicações e vitaminas diárias para atender às suas necessidades.

Os custos mensais chegam a R$ 10 mil, cobrindo fraldas, alimentação e medicamentos. Para ajudar nas despesas, a família organiza uma feijoada beneficente neste sábado (07), às 11h, na Paróquia São Francisco de Assis, Campo Grande, ao custo de R$ 40 por pessoa.

Além da feijoada, Joelma, mãe de Maria Valentina, mantém o "Brechó da Chaveirinho", onde vende roupas, bolsas, calçados e utensílios domésticos, com atendimento sob agendamento pelo telefone (67) 99608-7979.

A família continua batalhando com determinação e amor para dar à Maria Valentina os cuidados necessários e conta com o apoio da comunidade para superar os desafios.