(Texto: Diana Christie - Foto: Reprodução/AA)
Cosme e Damião foram irmãos médicos, conhecidos por praticar a medicina sem cobrar por seus serviços, o que lhes rendeu grande devoção. A data é celebrada em 27 de setembro pela Igreja Católica e em 26 de setembro nas religiões afro-brasileiras. (Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia/AA)
No Brasil, especialmente em estados como Rio de Janeiro e Bahia, é tradição distribuir doces para crianças durante as celebrações em homenagem aos santos, simbolizando generosidade e o cuidado com os mais novos. (Foto: @paroquia_depereiro/AA)
No candomblé e na umbanda, Cosme e Damião são sincretizados com os orixás Ibejis, divindades infantis que representam a dualidade e a proteção das crianças. (Foto: Ellen Prado/AA)
Além de serem protetores das crianças, Cosme e Damião são considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos, pela sua dedicação à cura e à saúde. (Foto: Reprodução/AA)
Variedade de doces: A tradição de distribuir doces é rica em variedade. São comuns balas, pirulitos, paçocas, cocadas e outros doces típicos brasileiros, que são preparados e distribuídos em saquinhos coloridos para alegrar as crianças. (Foto: Reprodução/AA)