Méri Oliveira (fotos: divulgação)
A Cavalaria da PMMS tem se destacado em sua atuação comunitária, indo além da função de policiamento e segurança. Desde 2022, desenvolvem ações de aproximação com a comunidade.
A unidade tem focado especialmente em idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, com atividades de lazer e entretenimento para a população local, que muitas vezes, resultam em momentos de sensibilidade e emoção.
Recentemente, a equipe visitou os idosos do Asilo São João Bosco, em Campo Grande, proporcionando momentos de alegria por meio de interações com os cavalos.
A ação foi implantada pelo comandante Tenente Coronel PM Souza Lima, visando humanizar a atuação da Cavalaria e estreitar laços com a comunidade local.
A Cavalaria vai além do policiamento preventivo, com atividades de choque e policiamento comunitário, mostrando seu compromisso com o bem-estar social e, ainda, permitindo à população conhecer melhor outros aspectos e contextos do trabalho da PMMS.
"O cavalo é um ser extraordinário, com sensibilidade incrível que encanta as pessoas. Ele entra na frequência cardíaca de quem está ao seu lado", afirmam policiais.
Essa foi a segunda visita ao Asilo São João Bosco, e os idosos compartilharam histórias de infância e juventude, relembrando a presença dos cavalos em suas vidas.
Esses momentos reforçam a tradição do cavalo e promovem a sensação de pertencimento aos idosos, além de fortalecer o trabalho da Cavalaria em sua atuação social.