O atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best 2024, nesta terça-feira (17), em Doha, no Catar. Ele superou a concorrência do seu algoz Rodri, volante do Manchester City, vencedor do prêmio da Bola de Ouro.
A última vez que o Brasil alcançou a honraria foi há 17 anos, quando o meia-campista Kaká, então no Milan, conquistou o prêmio.
Vinicius é o sexto brasileiro a vencer o prêmio de melhor do mundo. Além de Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário já haviam conquistado o troféu anteriormente.
"Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo", disse em seu discurso.
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. Na categoria feminino, a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora do mundo.
Marta conquistou o prêmio que leva o próprio nome, que parabeniza a jogadora pelo gol mais bonito da temporada.