O karateca Júlio César Mendonça Garcia, 13 anos, faturou a medalha de bronze no Pan-Americano de Karatê Olímpico de 2018, que aconteceu neste fim de semana, 25 e 26 no Rio de Janeiro.
Conforme o Diário Corumbaense, Júlio compete na modalidade de Kata (luta imaginária de movimentos combinados). Ele lutou quatro vezes: a primeira, contra um venezuelano, onde venceu por 4 a 1 e a segunda, pelo mesmo placar contra um equatoriano.
Garcia perdeu a terceira luta por 3 a 2, ao competir contra um americano. Na repescagem, venceu um atleta do México por 5 a 0 e ficou com o bronze na competição.
O atleta adolescente é integrante da Seleção Brasileira de Karatê, e treina na Associação Kumakan de Karatê. Para poder disputar o campeonato, Júlio recebeu ajuda do poder público, familiares, patrocinador FightMix, e do Colégio Sesi.
Menino campeão
Talento precoce, Júlio César mora em Corumbá há mais de um ano, depois que o pai militar foi transferido para a região. Ele participa de competições desde os 6 anos de idade e sempre esteve no pódio.
Os interessados em apoiar Júlio César podem ligar para o telefone: (67) 3232-2733. Os números para contato com os pais do atleta através do WhatsApp são: (67) 9 8114-5791 (Juliano); (67) 9 8120-5800 (Veridiane). A página no Facebook é: facebook.com/familia.garcia.581. O e-mail da Associação Kumakan de Karatê-do é kumakan.karate@gmail.com.