quinta, 03 de outubro de 2024

Busca

quinta, 03 de outubro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Top Esporte

há 3 dias

A Fúria voltou: Espanha assombra o futebol mundial mais uma vez

Grande sensação do futebol mundial na década passada, a Espanha viu sua boa fase chegar ao fim e passou por momentos complicados nos últimos anos. Porém, depois de se renovar e se reinventar, a Fúria enfim parece estar de volta para assombrar o planeta bola e conquistar tudo o que vier pela frente. 

Campeã do mundo em 2010 e bicampeã europeia em 2008 e 2012 com uma geração inesquecível, a Seleção Espanhola enfrentou um processo natural de ascensão e queda, até pelo envelhecimento de seus principais jogadores. Depois das decepções em três Mundiais consecutivos, o time hispânico começou a ver nos últimos anos os resultados de uma importante mudança de filosofia e renovação. 

Em campo, os títulos voltaram a aparecer e agora a Espanha se tornou novamente o país mais temido da Terra. Não à toa, além das taças levantadas recentemente, La Roja é, segundo as cotações nas casas de aposta esportiva, a favorita para vencer a atual edição da Liga das Nações da UEFA, bem como está entre as principais candidatas ao caneco na Copa do Mundo de 2026. 

Campeã da Liga das Nações 2022-23 

Criada em 2018 pela UEFA como uma competição secundária do continente europeu, a Liga das Nações parece ter caído no gosto dos torcedores, embora não tenha o mesmo prestígio que a Eurocopa. Até porque o novo torneio é realizado a cada dois anos, enquanto a competição mais tradicional do Velho Mundo só ocorre de quatro em quatro anos.

Nas três edições realizadas até aqui, a Espanha foi finalista nas duas mais recentes: perdeu o título par França em 2020-21 e foi campeã diante da Croácia em 2022-23, nos pênaltis. Para a temporada 2024-25, a Fúria é a principal favorita, com odds de 4,50, à frente da própria França (5,00), da Alemanha (7,00) e de Portugal (7,00).

  (Foto: Pixabay)

Campeã da Euro 2024 

Neste ano, a Espanha fez história na Eurocopa e se tornou a primeira seleção tetracampeã do torneio. A conquista foi a consolidação de uma geração jovem que vem dando muito o que falar. Nomes como Lamine Yamal, Dani Olmo e Nico Williams são as referências de um sistema ofensivo que marcou 15 gols em 7 jogos. 

Mais do que isso, o time espanhol se provou diante de grandes adversários, superando em sequência a anfitriã Alemanha nas quartas de final, a poderosa França na semi e o forte time da Inglaterra na decisão. Isso sem contar os triunfos na fase de grupos contra seleções do gabarito de Croácia e Itália. 

Campeã olímpica em 2024 

Já pensando no futuro de médio e longo prazo, poucas semanas depois do título europeu veio mais uma grande conquista para a galeria hispânica com a medalha de ouro do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris. O triunfo veio em jogo eletrizante contra os donos da casa, fechando o placar por 5 a 3 na prorrogação.

O principal destaque da Espanha foi o meia Fermín López, de 21 anos e uma das promessas do Barcelona. Ele também esteve na conquista da Euro, poucas semanas antes, mas quase não foi utilizado pelo técnico Luis de La Fuente, atuando por apenas 28 minutos na vitória por 1 a 0 sobre a Albânia na fase de grupos.

Campeã mundial feminina em 2023

Como se não bastasse o sucesso entre os homens, a Espanha também é hoje considerada uma das principais potências do futebol feminino. Prova disso foi o título mundial inédito, conquistado na Austrália e Nova Zelândia em 2023.

Além do troféu de campeã, a equipe terminou com as duas melhores jogadoras da competição, a meio-campista Aitana Bonmatí e a atacante Jenni Hermoso, assim como a melhor jogadora jovem, prêmio entregue à também ofensiva Salma Paralluelo, de 21 anos.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as espanholas eram cotadas com uma das principais favoritas, mas acabaram surpreendidas pelo Brasil na semifinal, sofrendo uma grande derrota por 4 a 2. Já na disputa pelo bronze, caíram para a Alemanha por 1 a 0.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias