O primeiro caso de Febre Oropouche foi confirmado em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (14). Segundo divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), o caso é autóctone e foi de um paciente, de 52 anos, com sintomas em abril deste ano.
Morador de Itaporã, o paciente já está recuperado, conforme divulgado em nota.
Conforme a gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener Lemos dos Santos, desde a notificação do primeiro caso importado positivo no Estado, em junho, uma série de ações complementares foram desenvolvidas em conjunto com os municípios, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados, coleta de amostras de outros pacientes para testagem pelo Lacen, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.
Os casos autóctones são aqueles que têm origem no local em que foi feito o diagnóstico.
O indivíduo de 52 anos procurou unidade de saúde em 04 de abril, no município de Itaporã, relatando sintomas de cefaleia e mialgia. A amostra de sangue foi coletada no dia 5 do mesmo mês e enviada ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), sendo o resultado negativo para ZDC (Dengue, Zika e Chikungunya).
No dia 21 de julho, como parte dos esforços implementados após o diagnóstico do primeiro caso em MS, a amostra coletada foi submetida a estratégia de detecção guarda-chuva, tendo resultado positivo para a arbovirose Oropouche.