A SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), promoveu um curso de capacitação para profissionais de saúde que atuam na atenção primária nas aldeias indígenas.
A formação, realizada na Escola de Saúde Pública, localizada na Avenida Senador Filinto Müller, nº 1480, Bairro Vila Ipiranga, em Campo Grande, teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos participantes sobre o calendário vacinal, cuidados com a rede de frio e estratégias de monitoramento da imunização, com foco em contextos específicos das comunidades indígenas.
Ao todo, 30 profissionais foram capacitados e agora retornam aos seus municípios para aplicar os aprendizados diretamente nas aldeias.
A ação faz parte de uma colaboração contínua entre a SES e o DSEI, que já está em vigor pelo segundo ano consecutivo.
O curso objetiva melhorar as taxas de cobertura vacinal nas comunidades indígenas, com o objetivo de alcançar índices mais homogêneos e aumentar a proteção coletiva.
"Capacitar os profissionais que atuam nas aldeias indígenas é uma etapa essencial para garantir a qualidade da vacinação e ampliar a cobertura vacinal nessas comunidades. Essa formação permite que eles adotem práticas mais seguras e eficazes, contribuindo diretamente para a saúde das populações indígenas", destacou Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.