O presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, fechou a fronteira do país por 15 dias devido a pandemia do coronavírus. A medida começou hoje (16) com a restrição de veículos e pessoas das 20h às 4h da manhã. A Polícia Nacional do Paraguai está nas fronteiras e segundo o site ABC Color a quebra da regra pode resultar em prisão e multa.
O Shopping China, localizado em Pedro Juan Caballero fronteira com Ponta Porã já está fechado. O Código Sanitário imposto no país é para frear a disseminação da doença. A Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu também está fechada.
Ponta Porã
Nesta segunda-feira (16), houve reunião no gabinete do prefeito Hélio Peluffo (PSDB), onde foi formado o Comitê Internacional de monitoramento do coronavírus. O grupo vai adotar medidas a serem adotadas de forma conjunta nos dois lados da fronteira.
Conforme o site Ponta Porã Informa, a reunião contou com a presença de autoridades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, sob a coordenação do prefeito Hélio Peluffo e do governador do Departamento del Amambay, Ronald Acevedo. O Comitê Internacional fará reuniões diárias nos períodos da manhã e tarde, sendo decidido ainda que haverá compartilhamento de informações.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta destacou que a prioridade é proteger os idosos com doenças crônicas e saúde debilitada, que são o principal grupo de risco para a covid-19, doença causada pelo novo vírus.