O mês de outubro, também conhecido como o 'Outubro Rosa', é mundialmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama e visa alertar a população da necessidade e importância de um diagnóstico precoce. Somente em Campo Grande, esse tipo da doença matou 356 mulheres em cinco anos.
Conforme dados da Coordenadoria de Estatísticas Vitais (Cevital), órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), entre 2012 e 2016, 356 mulheres perderam a vida por causa do câncer de mama. O ano com maior índice de óbitos causados pela doença foi 2014, com 102 mortes confirmadas. No primeiro semestre de 2017, foram registrados 37 casos em Campo Grande.
Segundo a estatística, os casos de câncer de mama em Campo Grande atingem principalmente mulheres da faixa etária de 45 a 54 anos, mas os maiores números de casos foram registrados com vítimas que tinham acima de 65 anos.
Câncer de colo uterino
A estatísta da Sesau também revelou os números de casos de mortes causadas por câncer de colo uterino. Na Capital, em cinco anos foram registradas 106 mortes. No primeiro semestre de 2017, o número chegou a 19 óbitos.
Diferente dos casos de câncer de mama, a doença atingiu mulheres mais novas, com a faixa etária de 35 a 54 anos.
Em todo o Brasil, várias ações serão realizadas durante todo mês de prevenção.