Há meses na espera por uma vaga de dentista, os moradores do bairro Jardim Canguru estão indignados com o descaso médico. Nesta sexta-feira (1º), a falta de atendimento acabou em confusão no posto de saúde que atende região.
Segundo moradores, há meses que a USF (Unidade da Saúde da Família) do Mário Covas está sem atendimento dentário. Os pacientes tentam por diversas vezes realizar o agendamento, porém nunca há senhas o suficiente.
"Já tem mais de meses que estamos tentando marcar dentista na unidade. O pessoal daqui falou que iria abrir vaga para dentista, mas até agora nada", afirma uma moradora que não quis se identificar.
No entanto, nesta sexta-feira, após meses sem solução, os pacientes se revoltaram após falta de senhas. A situação logo virou uma confusão.
Em vídeo filmado por um paciente, cerca de 20 pessoas são vistas em uma fila em frente à recepção do posto de saúde. Segundo paciente, todas aguardavam a distribuição de senhas para o atendimento dentário, porém não aconteceu.
"Nos disseram que a partir das 12h30 seriam distribuídas as senhas. Cheguei no local e já havia outras pessoas aguardando, porém, simplesmente nos disseram que as 17 senhas já haviam acabado", relata.
Segundo paciente, a confusão começou porque as senhas começaram a ser distribuídas ainda no início da manhã. "Tem pessoas que chegaram às 8 horas da manhã e pegaram as senhas, mas como fazem isso se disseram que a distribuição só aconteceria a partir das 12h30? Isso deixou todos indignados", afirma.
Sobre a distribuição de senhas, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que "todos os pacientes que aguardavam pelo agendamento saíram com suas consultas agendadas. Houve problema pontual no horário para iniciar o agendamento devido a um desfalque no RH de ADM da Unidade na data do ocorrido. Assim, o agendamento que era pra iniciar às 12h, foi reorganizado pela gerência para iniciar às 13h".
Em relação aos odontólogos, a secretaria esclarece que "a unidade possui três equipes de saúde bucal (3 odontólogos e 3 ASBs) para atendimento da sua população assistida, sendo equiparada com o número de equipes de saúde da família. No entanto, um dos odontólogos estava em afastamento prolongado para tratamento de saúde desde final do ano passado, mas retornou normalmente aos atendimentos a partir de 20/02/24. Os demais odontólogos possuem atestados eventuais".
* Matéria editada às 14h09 para acréscimo de posição da Sesau