O deputado federal e futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), disse, em entrevista exclusiva ao TopMídiaNews nesta sexta-feira (30), que o Estado precisa resgatar o Plano Estadual de Saúde para receber investimentos do Ministério da Saúde.
"Conheço e sei do nosso plano estadual de saúde. Esse plano precisa ser resgatado e precisa ter um projeto que seja sustentável no tempo. A gente precisa ter bons projetos", comenta o hoje parlamentar.
Segundo ele, a relação com o Estado vai ser de afinidades, mas sem privilégios. "O olhar que eu vou ter para Mato Grosso do Sul vai ser um olhar de quem espera muito das autoridades de saúde compostas tanto pelo Estado quanto de todos os municípios. Se nós patrocinarmos projetos fora do plano sustentável, estaremos dando mau exemplo".
Apesar disso, ele elogia os gestores de Mato Grosso do Sul, que devem auxiliá-lo no processo. "São excelentes, têm gente muito boa aqui do Estado. Excelentes formuladores de pesquisa e técnicos que militam há 30 anos na saúde e que são referências nacionais em saúde pública".
Por meio desses servidores, Mandetta aposta no desenvolvimento de novos projetos que possam atender a Saúde em MS. "Tenho certeza que vão facilitar e ajudar no processo decisório para eu poder chegar e falar: 'olha, como ministro da saúde eu tenho que liberar esse recurso que é muito bom'. Espero ter a honra e o prazer de liberar recursos e que os projetos sejam muito bons", finaliza.