domingo, 30 de março de 2025

Busca

domingo, 30 de março de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

há 4 dias

Com hospitais lotados, idosa com insuficiência respiratória aguarda vaga em Campo Grande

Almerinda Duarte Gomes está internada na UPA Coronel Antonino usando respirador

Internada há 4 dias na UPA (Unidade de Pronto tendimento) Coronel Antonino, Almerinda Duarte Gomes, 64 anos, está no oxigênio enquanto aguarda vaga para algum hospital de Campo Grande.

Segundo a filha, Daiana Duarte Gomes, 42 anos, a mãe começou a passar mal e ter insuficiência respiratória devido a uma crise de bronquite. A idosa foi levada a UPA onde ficou internada.

"Ela internou na sexta-feira (21) e quando os médicos viram que a saturação dela estava baixa já colocaram ela no oxigênio", conta a filha.

O quadro clínico da mãe piorou e foi confirmada a pneumonia. "No sábado mesmo eles já viram a necessidade de transferência dela para um hospital, mas fizeram o pedido e não saiu a vaga, porque segundo eles, os hospitais estão lotados", informa.

A idosa precisou colocar sonda para urinar, está com quadro debilitado. Mesmo recebendo bom atendimento na UPA, Daiana frisa a necessidade de transferência para o hospital.

"Aqui acolheram ela muito bem, estão fazendo o que está ao alcance, mas sabem que ela precisa dessa vaga e não sabemos o que fazer, esperamos há 4 dias e nada", desabafa a cozinheira.

A idosa está em uma área que não pode ficar com acompanhante mesmo tendo idade para isso.

A reportagem entrou em contato com a Sesau a respeito do caso. Em resposta, a secretaria informa que a paciente em questão está sendo acompanhada na unidade de saúde enquanto aguarda transferência para uma unidade hospitalar.

"Neste momento seu quadro clínico é estável, havendo o acompanhamento da equipe do local com a atualização do quadro constantemente, ou sempre que necessário. É importante informar ainda que ele não está desassistido e que, caso haja alguma alteração em seu estado de saúde, a central de regulação é prontamente acionada. Ressaltamos ainda que o município aguarda apenas a liberação de vaga em hospital para que seja feita transferência do paciente", diz a nota sobre o caso.

*Matéria alterada às 11h03 de 26/3 para acréscimo de resposta da Sesau

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias