A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) escalou apenas um único pediatra para atender a demanda da Capital na tarde desta segunda-feira. Já na parte da manhã apenas duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) contam com atendimento pediátrico nesta manhã. Segundo as informações do site da Prefeitura Municipal a escala de pediatria divulgada mostra profissionais em dois pontos diferentes da Capital, sendo cinco no Vila Almeida e cinco profissionais atendendo crianças na UPA do Coronel Antonino.
A situação fica mais crítica ainda na parte da tarde onde apenas um único profissional está escalado para atender a toda demanda na UPA do Coronel Antonino. A escala médica foi confirmada pela reportagem em ligação ao SAMU (Serviço Móvel de Urgência) pelo número 192.
Esta é uma das principais reclamações feitas pelos moradores que necessitam de atendimento médico pediátrico na rede pública.
Felipe Brandino reclamou da situação quando precisou de atendimento para o filho. “Isso é um vergonha, e ainda por cima não tinha pediatra hoje na madrugada, levei meu filho era 4h50 e fui informado que não tinha pediatra e não foi realizado atendimento, isso por que estava com uma criança de quatro anos queimando de febre. Como pode não ter um pediatra para realizar atendimento?”, questionou indignado.
“Graças a DEUS tenho condição para ir procurar atendimento em outros lugares, mas fico pensando as pessoas carente que mora em determinada região, ter que ficar pegando vários ônibus para conseguir achar pediatra”, lamentou.
No período noturno, maioria dos postos terão atendimento
A situação do atendimento melhora no período noturno quando apenas o CRS (Centro Regional de Saúde) do Aero Rancho e a UPA do Leblon não terão o atendimento pediátrico.