O ex-governador de Mato Grosso do Sul José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, pode concorrer ao cargo de governador nas eleições 2022, caso o ex-presidente Lula entre no pleito e o partido concorde.
Zeca, que já foi eleito governador em 1998 e reeleito em 2022, pode retomar a participação na política de Mato Grosso do Sul, após um longo hiato e até derrotas em disputas para cargos em Campo Grande em eleições anteriores.
“Estou a disposição desse projeto e se [o partido] precisar de um nome para disputar o governo, estou a disposição. Chegou uma pesquisa em minhas mãos, onde mostra indicativos de intenção de voto para o André [Puccinelli] e eu estou encostado nele em segundo lugar. Isso demonstra que o povo tem saudades dos oito anos do nosso governo e das políticas de inclusão social, em especial os mais pobres”, disse Zeca.
Ele ainda afirma que, na sua gestão como governador, houve valorização do servidor público, investimentos em infraestrutura e incentivo a pequenos empresários.
Zeca explica que aguarda uma definição final do PT nacional sobre a possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República. “O Lula sabe que sozinho não ganha eleição. E eu acho absolutamente certa a articulação dele com os setores do centro, democrático e liberais que são capazes de ajudar no processo eleitoral, que seja o mais amplo e positivo possível para recuperar o Brasil.”
Para o petista, o partido tem condição de construir um projeto amplo no Estado e possui chances de retornar ao governo.
Zeca defende que Lula faça alinhamentos até com partidos de oposição junto aos mais progressistas para ganhar a eleição.