O ex-governador André Puccinelli e seu filho, o advogado André Puccinelli Junior, foram liberados após permanecerem presos por 21 horas no Centro de Triagem no complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, em Campo Grande. Os dois deixaram o local por volta de 16h desta quarta-feira (15), mas sem falar com a imprensa.
Diferente dos demais detidos nesta fase da Operação Lama Asfáltica, os dois não saíram do Centro pela saída normal, mas pela garagem, no carro do advogado João Vicente Freitas Barros.
O advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira entrou com pedido de habeas corpus ainda ontem (14), diretamente ao TRF3. O desembargador federal Paulo Fontes relatou o pedido e, no despacho, revogou a prisão preventiva.
O alvará de soltura teria sido entregue no local por volta de 12h, mas por problemas no sistema online de registro judicial, ambos foram liberados horas depois. Agora, pai e filho seguem os procedimentos de praxe, como entregar passaportes, se apresentar a Justiça uma vez ao mês e permanecem proibidos de se ausentar por mais de quinze dias da cidade.
Veja o vídeo:
Lama Asfáltica
A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva contra André Puccinelli nesta terça-feira, 14 de novembro, durante a Operação Papiros de Lama, quinta fase da Operação Lama Asfáltica. O ex-governador e seu filho André Puccinelli Junior foram transferidos durante a noite para o Centro de Triagem no complexo penitenciário no Jardim Noroeste.
Puccinelli foi preso suspeito de chefiar um esquema de corrupção especializado em desvio de dinheiro público, pagamento de propinas e lavagem de dinheiro. Segundo a delação premiada de Ivanildo, ele teria recebido propinas de diversos frigoríficos em troca de isenções fiscais concedidas durante a sua gestão.
O ex-governador foi preso juntamente com o filho, o advogado e professor universitário André Puccinelli Junior. O advogado é acusado de lavar dinheiro através do Instituto Ícone e com a venda de livros jurídicos, que foram adquiridos pela Águas Guariroba e outras empresas que mantém contratos com o poder público.