Vereador eleito Rafael Tavares (PL) tem projeto de lei para multar quem fumar maconha em público, em Campo Grande. Ele destacou que a medida está entre os primeiros atos do mandato, que começa em fevereiro de 2025.
Conforme o parlamentar disse ao TopMídiaNews, a ideia é estabelecer uma multa administrativa para quem usar a droga em espaço público. Ele diz que já existe uma experiência como essa aprovada em Balneário Camboriú (SC).
''Não podemos permitir que usem drogas na frente de crianças, famílias e idosos. Estamos vendo a banalização do uso de drogas em parques, ruas, lugares públicos que devem ser respeitados'', refletiu o parlamentar bolsonarista, que já foi deputado estadual.
Tavares entende que maconha é porta de entrada para drogas mais pesadas. No projeto, ele deve colocar que as multas devem ser destinadas ao tratamento de dependentes químicos. O valor da multa, no entanto, ainda está em definição.
''Além disso, se o usuário for menor de idade, a multa deverá ser encaminhada aos pais ou responsáveis'', estimou Rafael, eleito com 8.108 votos em outubro deste ano. Ele foi o segundo mais votado na cidade.