domingo, 24 de novembro de 2024

Busca

domingo, 24 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

11/04/2023 08:18

Vander é o único parlamentar de MS a integrar a comitiva de Lula em viagem à China

Delegação embarcou às 7h30 desta terça-feira, em Brasília

A delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou às 7h30 da manhã desta terça-feira, em Brasília, com destino à China, depois de a viagem ser adiada por causa de uma pneumonia do Chefe de Estado, que recebeu orientação de permanecer no país e remarcar a viagem, inicialmente prevista para o final de março.

Vander Loubet é o único parlamentar de Mato Grosso do Sul na comitiva.

O objetivo da viagem é tratar da relação comercial dos países, já que a China é o maior parceiro de negócios do Brasil e, ainda, da guerra entre Rússia e Ucrânia, além de questões de governança global. 

Segundo o G1, durante a viagem, Lula participará também da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como presidente do BRICS, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

O G1 conta que a comitiva de Lula será composta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelos ministros:

Fernando Haddad (Fazenda)
Marina Silva (Meio Ambiente)
Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária)
Luciana Santos (Ciência e Tecnologia)
Mauro Vieira (Relações Exteriores)
Alexandre Silveira (Minas e Energia)
Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário)
Wellington Dias (Desenvolvimento Social)
Margareth Menezes (Cultura)

Além deles, a delegação brasileira também será integrada pelos governadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); do Ceará, Elmano de Freitas (PT); do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); do Pará, Helder Barbalho (MDB); e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Único representante do MS

Deputados também fazem parte da delegação, sendo 40 ao todo e, entre eles, Vander Loubet é o único representante de MS e do Centro-Oeste, na condição de vice-presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no Congresso Nacional. 

Para o deputado, esta será uma chance de estreitar laços com o maior parceiro comercial do Brasil. 

“Quero trabalhar pelo fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais entre os dois países. Essa parceria é estratégica, principalmente para nós, do Mato Grosso do Sul. A China é o principal destino das exportações do nosso estado, então esse fortalecimento nos interessa muito”, afirma.

Outro objetivo de Vander é atrair o interesse dos chineses pela nossa proteína animal e, ainda, para setores considerados estratégicos em MS, como a infraestrutura rodoviária, especialmente a Rota Bioceânica, ferrovias e produção de fertilizantes. 

A comitiva deve passar primeiro por Xangai nesta quarta-feira (12), depois Pequim, entre os dias 13 e 15, e partem da China no sábado pela manhã. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias