O deputado federal Tio Trutis, do PSL, votou contra Pedido para o ministro da economia paulo Guedes se explicar sobre contas em paraísos fiscais.
Consórcio formado por Jornalistas brasileiros e de outros países tiveram acesso a documentos vazados, que mostram a existência de contas de autoridades em paraísos fiscais.
Quando o caso foi revelado, deputados de oposição pediram presença do ministro na Câmara para se explicar.
A deputada Rose Modesto não votou.
Na tarde desta quarta-feira (6) o plenário da Câmara aprovou a Ida de Guedes na casa, por 310 a 142.
Conforme a Revista Piauí, é permitido ter contas em bancos do exterior desde que a Receita Federal seja informada.
No entanto, membros da alta administração, cujas decisões p odem afetar o sistema financeiro não podem ter esse tipo de investimento ativo.
Guedes se defendeu e disse que as contas abertas em um paraíso dlfiscal foram abertas antes dele entrar para o governo. Além disso garante que não fez nenhuma movimentação Nesse período.
A data da Ida do ministro ainda será definida pela mesa diretora da Câmara. Ele é obrigado a ir a sessao.
Fábio Trad
O deputado Fábio Trad, do PSD, classificou como um escândalo a existência de contas de empresas ‘’offshore’’ em nome de Paulo Guedes.
Trad calculou que, com o valor que o ministro da Economia tem em conta no exterior, teria rendido, em 24 horas, R$ 796 mil. Esse valor, diz o parlamentar, é o que uma funcionária pública concursada e nível médio levaria 26 anos para ganhar.
‘’Votei pela convocação dele porque vejo flagrante incompatibilidade entre as funções do cargo dele e a manutenção de empresas offshore com patrimônio milionário’’, escreveu Trad nas redes sociais.