Apontado como um dos destaques nacionais, o deputado federal Loester Trutis disputa, conjuntamente com outros oito nomes de Mato Grosso do Sul, o prêmio Congresso em Foco. Conhecido como Tio Trutis, o parlamentar aponta a ‘língua do povo’ e projetos para conquistar a premiação.
O prêmio Congresso em Foco recebe votos da internet e também conta com um júri técnico composto por 21 jornalistas de diversas empresas de comunicação e que atuam na cobertura política no Congresso Nacional. O objetivo é apontar os melhores e mais atuantes parlamentares do País.
Trutis foi indicado na categoria de melhor deputado. ‘Falando a língua do povo! Assim fui eleito, assim trabalho’, destacou nas redes sociais.
‘Tenho orgulho de anunciar que sou finalista do Prêmio Congresso em Foco, categoria: Melhor Deputado’, comemorou.
Dentre os projetos apresentados, o parlamentar destacou quatro, como forma de convencer eleitores e júri da votação:
- PL2887/20, que cria o fundo nacional de iniciação científica;
- PL3145/20, que acrescenta “educação financeira” na grade escolar;
- PL639/20, que torna crime hediondo alvejar agentes de segurança pública;
- PL556/20, que triplica a pena para estupro de vulnerável por pessoa de confiança ou que tenha autoridade sobre a vítima.
Além de Trutis, outros oito parlamentares de MS foram indicados para a premiação. Entre os senadores disputam os três regionais: Soraya Thronicke (PSL), Simone Tebet (MDB) e Nelsinho Trad (PSD).
Dos deputados federais, concorrem à premiação: Fábio Trad (PSD), Luis Ovando (PSL), Bia Cavassa (PSDB), Beto Pereira (PSDB) e Rose Modesto (PSDB), além do próprio Trutis.
Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubet (PT) não foram classificados para concorrer ao prêmio. A organização proíbe a participação de parlamentares que respondam a acusações criminais e que não tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias este ano.