Em discurso de posse, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump declarou emergência nacional na fronteira com o México e anunciou uma série de medidas contra a imigração, entre elas, enviar um contingente adicional das Forças Armadas para o local. Trump tomou posse como o 47º presidente norte-americano em cerimônia no Capitólio, em Washington, nesta segunda-feira (20/1).
Entre as medidas anunciadas por Trump, estão:
• Instruir militares a priorizar a fronteira dos EUA e a integridade territorial.
• Acabar com a política de “captura e soltura”, pela qual os migrantes são liberados enquanto aguardam uma audiência sobre seu status de asilo.
• Acabar com o asilo e fechar a fronteira aos imigrantes que entram ilegalmente.
• Restabelecer a política de “permanecer no México” – que exige que aqueles que buscam asilo permaneçam no México antes da data de sua audiência de imigração – e construir um muro na fronteira.
• Assinar uma ordem executiva declarando emergência energética nacional.
• Cartéis vão passar a ser considerados “organizações terroristas”.
As ações encerram as políticas de imigração da era Biden e retomam a política Permanecer no México. Trump também quer dar continuidade à ideia de construção de um muro na fronteira.
Donald Trump foi empossado em uma cerimônia dentro do Capitólio devido ao frio extremo que atinge a região central dos EUA.
''A era de ouro da América começa hoje'', discursou o novo presidente, que retoma o poder após 4 anos de mandato do adversário democrata Joe Biden. O novo presidente dos EUA criticou o que chamou de “declínio” do país nos anos em que ele esteve fora do cargo.