A deputada federal Tereza Cristina (PSB) recebeu o convite do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), para migrar para o Democratas. A parlamentar participou de reunião na residência de Maia para tratar da ida de dissidentes do PSB para o DEM.
Tereza Cristina é líder da bancada do PSB na Câmara dos Deputados. A parlamentar entrou em conflito com a executiva nacional do partido no inicio do ano quando desrespeitou a decisão de votar contra o projeto de lei reforma trabalhista. Tereza liberou a bancada durante a votação. A deputada peitou novamente a nacional do PSB quando se negou a trocar integrantes da Comissão de Constitucionalidade e Justiça que iriam votar contra o pedido de investigação do presidente Michel Temer.
A executiva nacional chegou a destituir Tereza Cristina da presidência estadual do PSB em Mato Grosso do Sul e também da liderança da bancada. Entretanto, os deputados federais do PSB fizeram abaixo assinado e mantiveram Tereza como líder. Em Mato Grosso do Sul, filiados do partido também apoiaram a parlamentar.
Tereza Cristina lidera um grupo de dez deputados do PSB que articulam trocar a legenda pelo DEM. Na sexta-feira, Rodrigo Maia realizou jantar em sua casa com o grupo de dissidentes para discutir sobre a mudança.
Desde maio Tereza Cristina estuda deixar o PSB após romper com a presidência nacional do Partido ao insistir em continuar como base de sustentação do presidente Michel Temer.