Tereza Cristina (PP), a ex-ministra da Agricultura, é a mais popular das redes sociais entre os três senadores de Mato Grosso do Sul. Soraya Thronicke (União) está em segundo lugar e Nelsinho Trad (PSD), em terceiro.
Apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina é da ala da direita, conservadora e defensora da liberdade econômica. Foi eleita com mais de 800 mil votos na eleição de 2022 em Mato Grosso do Sul e no Senado faz oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Líder da bancada do PP no Senado, Tereza Cristina, publica textos em favor do agronegócio, exportações e nos últimos dias vem tecendo críticas a forma de governar do PT.
Em pesquisa rápida nas páginas das principais redes sociais da parlamentar é possível ver que Tereza Cristina soma 916.8k de seguidores no Twitter e segue 530 personalidades. No Instagram, ela tem 502 mil seguidores. No Facebook, a senadora Tereza Cristina tem 89 mil seguidores.
Gerou memes
Soraya segue 739 pessoas e tem 188.3 k de seguidores no Twitter. No Instagram, ela tem 267 mil seguidores. Já no Facebook, a senadora tem 76 mil seguidores.
Eleita senadora na onda Bolsonaro de 2018, Soraya passou de queridinha a grande “rival” do bolsonarismo após fazer críticas a algumas atitudes de Bolsonaro e de integrantes do governo, enquanto ele ainda era presidente.
A relação entre Soraya e os bolsonaristas esfriou mais ainda após ela ser lançada como candidata a presidência pelo União Brasil.
Soraya enfrentou Bolsonaro nos debates que participou e deu diversos cortes no ex-presidente, caindo no gosto dos internautas e angariando mais seguidores.
Soraya questionou Bolsonaro em 2022 se havia se vacinado, mas ele fugiu da pergunta e fez críticas a CPI da covid.
As tiradas durante a eleição passada ficaram conhecidas. Ela foi protagonista de vários memes e frases que ficaram na cabeça dos internautas, como: “o senhor é um padre de festa junina” ao se referir ao candidato Kelson (PTB), que entrou em alguns debates e fazia parte do grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Não cutuquem onças com suas varas curtas”, também é outra frase sempre usada por Thronicke.
Menos popular nas redes
Já o senador Nelsinho Trad tem um número de seguidores bem abaixo do das colegas parlamentares. No Twitter, Nelsinho tem apenas 15.2k de seguidores e segue 2.248 pessoas. No Instagram ele tem 38,8 mil seguidores e no Facebook 46 mil seguidores.
Não tão popular, porém não menos importante, Nelsinho Trad foi prefeito de Campo Grande por duas vezes e tentou o governo do estado em eleição de 2014.
Ele não figurou disputas em nível nacional como Soraya e também não teve cargo de ministro ou de grande popularidade como Tereza Cristina, não sendo tão conhecido por todo o país.
Ele é bolsonarista e defensor da propriedade. A publicação mais recente dele foi a respeito de ocupações de fazenda em Rio Brilhante por indígenas, que reclamam sobre as terras indicando que seria herança de ancestrais.