A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, comemorou, nesta terça-feira (3/9), o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no 2º trimestre. A economia brasileira cresceu 1,4% no período (abril, maio e junho), frente ao primeiro trimestre deste ano.
Tebet disse que os resultados divulgados nesta terça reforçam a projeção do governo Lula de que o país cresça perto dos 3% em 2024.
“A indústria, os serviços e o investimento foram os destaques. Esses resultados reforçam nossa expectativa de um crescimento perto de 3,0% em 2024”, afirmou a ministra.
“Mais empregos, maior renda e inflação sob controle. O Brasil está investindo mais e as empresas estão confiantes”, completou a chefe do Planejamento.
A expansão da economia brasileira ocorreu devido ao crescimento do setor de serviços (1%) e da indústria (1,8%). A agropecuária (-2,3%) recuou.
O índice ficou acima da expectativa do mercado, que projetava crescimento entre 0,9% e 1%. O mercado financeiro projeta que o país vai crescer 2,46% neste ano, segundo dados do último Relatório Focus do Banco Central (BC), divulgado nessa segunda-feira (2/9).