Pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), mostra que 62% dos entrevistados são contra Lula (PT) disputar a reeleição em 2026. O atual presidente é o maior e praticamente único nome forte do partido para um certame eleitoral.
Segundo o G1, no entanto, 35% apoiam a ideia do petista disputar mais um segundo mandato consecutivo. Os que não souberam ou não responderam são 3%.
Ainda segundo o site, o índice de brasileiros contrários à candidatura de Lula em 2026 cresceu em relação ao último levantamento feito em dezembro de 2024, passando de 52% para 62%.
A pesquisa, diz o site, foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Péssimo
O cenário ruim para o atual presidente fica mais explícito quando a mesma pesquisa traz que ele empataria uma disputa eleitoral contra Jair Bolsonaro. O ex-presidente está inelegível e sofre processo criminal por suposto golpe de estado, em 2022.
Conforme o levantamento, Lula (PT) teria 44% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) 40%. Os indecisos somam 3% e os que votariam em branco, nulo ou não irão votar chegam a 13%. Pela margem de erro, de dois pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.