A senadora Simone Tebet, do MDB, anunciou, nesta quarta-feira (5), apoio ao ex-presidente Lula, do PT, no segundo turno das eleições presidenciais. Ela citou que o petista tem problemas, mas vê compromisso com a democracia.
O texto da sul-mato-grossense foi intitulado de ''manifesto à nação'', onde a parlamentar relembra a trajetória política e, principalmente, destaca que não pode ficar neutra no atual momento do País.
''... omitir-me seria trair minha trajetória de vida pública... Não anularei meu voto, não votarei em branco. Não cabe a omissão da neutralidade'', escreveu a senadora.
Tebet detalha que criticou Lula e o PT, sobretudo nos últimos dias de campanha, mas enxerga nele virtudes importantes.
''depositarei nele o meu voto, porque reconheço seu compromisso com a Democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente'', refletiu a ex-candidata à presidência no primeiro turno.
''Meu apoio não é por adesão... é por um Brasil que sonho ser de todos, inclusivo, generoso, sem fome e sem miséria, com educação e saúde e com desenvolvimento sustentável'', diz outro trecho do manifesto de Simone.
Por fim, Simone Tebet disse que estará nas ruas até 30 de outubro e pediu que a campanha no segundo turno seja de paz.
Apoio
O apoio, agora oficializado, já estava costurado entre o MDB e o PT, antes mesmo do início da campanha. Nos debates, sabatinas e entrevistas, a emedebista poupava Lula de críticas mais contundentes e mirava o arsenal para Jair Bolsonaro.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, a sul-mato-grossense teve 4.915.423 votos.