O vereadores Sandro Benites (Patriota) e Marcos Tabosa (PDT), da comissão de Saúde da Câmara de Campo Grande, afirmam que ainda não receberam denúncias formais sobre a situação da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Macaúbas, na região sul da cidade.
Eles afirmam que os funcionários devem 'provocar' (chamar) a comissão para solucionar os problemas, mas que vão verificar no local. Thiago Vargas chegou a visitar a unidade ontem (16).
Benites, que é o presidente da comissão, afirmou que ainda não sabia sobre o assunto, mas fará fiscalização in loco na unidade.
Já Marcos Tabosa pede a saída do secretário de Saúde, José Mauro Filho. Ele destaca que a comissão “deve ser provocada” pelos funcionários que sentirem-se ameaçados.
(Vereador Marcos Tabosa afirma que secretário de saúde deve ser trocado. Foto: Ray Santa Cruz)
“Primeiro tem que trocar o secretário de saúde. Se trocar, começa a dar uma melhorada, porque isso é reflexo da má administração dele dentro da Sesau. E essa questão interna de cada posto, deve ser analisada com bastante carinho. As denúncias foram feitas à mídia e ainda não chegaram a essa Casa e na comissão de saúde. Não tem nenhuma denúncia neste sentido.”
“Quando chegar a denúncia, iremos averiguar in loco, e estar presentes lá na unidade. A gente tem que ser provocado. O servidor deve mandar um e-mail para o vereador, relata a situação e se identificar, que vamos até o local para resolver o problema.”
A denúncia foi enviada ao TopMídiaNews (clique aqui) e, segundo os funcionários, o gerente de saúde, que deveria garantir um ambiente de trabalho saudável, vem tacando o terror em suas cabeças. Médicos e enfermeiros dizem que estão ficando doentes e muitos querem abandonar o SUS (Sistema Único de Saúde).
Prints de conversas no grupo de mensagens da unidade mostram que o gerente encaminhou a imagem de uma delegacia e disse que era bom que todos já iriam “conhecendo o caminho do lugar.”
O que diz a Sesau?
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou apenas que "orienta o servidor a buscar a ouvidoria do servidor, através do telefone 3314-9955, para oficializar a reclamação e, assim, ela ser apurada e as medidas cabíveis sejam tomadas, caso seja necessário".