Com a possibilidade de André Puccinelli e Odilon de Oliveira não se candidatarem em 2020, o prefeito Marquinhos Trad aumenta a chance de se reeleger. Mas outros possíveis candidatos despontam no pleito no lugar do ex-governador e do ex-juiz. É o que aponta pesquisa do Itop (Instituto TopMídia de Pesquisa).
Em um quadro sem o ex-governador e o juiz aposentado, Marquinhos lidera com 20% da preferência do campo-grandense, seguido por Rose Modesto (PSDB), com 13%, e Capitão Contar (PSL), com 9%. Caso queira ler o quadro com André e Odilon, clique aqui.
Alcides Bernal está em quarto lugar, com 7% da preferência dos entrevistados, mesmo índice de Sérgio Harfouche nesta simulação. Lucas de Lima tem 6,5%, seguido de Zeca do PT (5%), Dagoberto Nogueira (2,5%), Marcelo Bluma (2%) e Athayde Nery, com 1%.
Na pesquisa Itop estimulada, indecisos, brancos e nulos acumulam 27%. A pesquisa foi realizada pelo Itop entre os dias 13 e 18 de agosto e ouviu 600 campo-grandenses, seguindo estatística de idade, sexo e classe social da amostragem da Capital.
Importante ressaltar que como ainda não estamos em período eleitoral, não há necessidade do registro do trabalho junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
A TRANSFERÊNCIA
Caso André não se candidate, a maioria de seus votos se esvaem, e 91% de seus eleitores dizem que não sabem em quem votar. 5% migrariam para Contar, 2% para Harfouche e outros 2% para Lucas de Lima.
No caso de Odilon, 75,5% ainda não escolheram em quem votar sem o ex-juiz no pleito. 9% iriam votar em Marquinhos Trad, 6,5% em Rose Modesto, 3% em Contar, 2% em Alcides Bernal, 2% em Harfouche e outros 2% em Dagoberto Nogueira.