Parada da Diversidade Sexual 2025 pode ter contornos diferentes, caso projeto de lei do vereador Rafael Tavares (PL) seja aprovado e sancionado, em Campo Grande: o texto proíbe presença de crianças menores de 12 anos nesse tipo de evento.
O PL foi detalhado ao TopMídiaNews nesta quarta-feira (22), pelo próprio autor. Confira abaixo alguns pontos da legislação:
''Fica vedada a participação de crianças em eventos cuja temática seja relacionada a ações voltadas ao público LGBTQIA+''.
Em outro trecho, a ideia de Rafael diz o seguinte:
''Entende-se por eventos relacionados a ações LGBTQIA+ aqueles que abordam temáticas de orientação sexual, identidade de gênero, que contenham divulgação de conteúdos, imagens, performances, espetáculos ou qualquer forma de manifestação artística, cultural ou de entretenimento que possam expor precocemente crianças a temáticas de relacionadas a sexualidade''.
No entanto, o vereador informa que a participação de menores de 12 anos em evento de cunho educativo e conscientização à diversidade continua permitida ''desde que preservada a inocência e a proteção das crianças, de acordo com entendimentos sobre o desenvolvimento psicológico e emocional''.
Parada
Rafael confirmou que a proibição de crianças está diretamente ligada à Parada da Diversidade Sexual na Capital.
''Sim, na Parada Gay... Proibição de crianças justamente na Parada Gay e qualquer evento similar a esse'', comentou o parlamentar.
Entramos em contato com a ativista Cris Stefanny Venceslau, que deu visibilidade e participou de diversas edições da parada na Capital na condição de presidente da Associação de Travestis e Transexuais de MS, a ATTMS para posicionamento. Em 2025, será a 22ª edição do evento.