A deputada federal Rose Modesto (PSDB) virou destaque nacional ao aderir à iniciativa de uma ong, que pede que parlamentares doem milhas de passagens aéreas - pagas com dinheiro público - para atletas ou pessoas doentes que precisam viajar, mas não têm recursos.
A iniciativa é do Instituto Reclame Aqui e o nome do programa se chama Milhas do Povo. O slogan da campanha é: ''Se a passagem foi comprada com dinheiro público, as milhas são do povo''.
Rose Modesto disse a uma emissora de TV que é uma obrigação moral doar as milhas, já que são pagas pelo Congresso Nacional.
''Não faz sentido eu ir para a praia com passagens aéreas pagas com dinheiro público'', destacou.
O TopMídiaNews antecipou, em primeira mão, no dia 2 de abril, as informações sobre o projeto. O caso veio à tona quando a eleitora Tainá Manvailler, cobrou, pelo Facebook, vários deputados, entre eles Vander Loubet (PT) sobre a ''necessidade moral'' de devolver as milhas para o projeto.
''Só uma deputada [Rose Modesto] me respondeu. Não sou filiada em nada e só abracei a ideia porque o apresentador Maurício Meirelles [ex-repórter do programa CQC] postou'', informou Tainá.
''Isso é muito legal, fora que ajudaria o povo com algo que é direito nosso'', completou a internauta.
A atitude de Rose Modesto foi parte de matéria do jornal O Globo, que mostrou que ela está entre poucos políticos que aderiram ao projeto.
Rose Modesto foi a 1ª a aderir ao projeto - Foto: Wesley Ortiz
O TopMídiaNews procurou a maior parte dos parlamentares de MS para falar sobre o projeto.
A deputada Bia Cavassa (PSDB) assim se manifestou:
''Sou super favorável a essa iniciativa, pois já estava pensando em uma utilidade semelhante à esse fim para as milhas adquiridas nas minhas viagens à trabalho - sendo assim, nada mais justo utilizar essas milhas para doação para quem precisa ou ainda''.
Beto Pereira vai analisar iniciativa - Foto: Wesley Ortiz
O colega de bancada de Bia, Beto Pereira disse que a medida parece interessante ''desde que devidamente regulamentadas de forma oficial e com critérios objetivos amplamente discutidos''.
A senadora Simone Tebet (MDB) classificou a ideia como ''positiva'' e ''interessante'', mas como ainda não conhece o projeto, prefere não se pronunciar ainda.
Dagoberto Nogueira faz doações esporádicas - Foto: Wesley Ortiz
Dagoberto Nogueira diz que já doa milhas de passagens aéreas para pessoas que necessitam ir a Brasília, mas não falou sobre o projeto.
O deputado federal pelo PSD, Fábio Trad, chegou a escrever resposta pelo WhatsApp, mas apagou.
Não conseguimos contato com o senador Nelson Trad Filho (PSD). Os demais não se pronunciaram ainda.
Em números
Conforme o Instituto Reclame Aqui, em 2018 foram gastos cerca de 53 milhões de reais com passagens aéreas de deputados e senadores. Na estimativa da ong, as viagens dos parlamentares, somente em 2018, somaram quase 28 milhões de milhas.
De acordo com publicado no site https://www.milhasdopovo.com.br/, um dos beneficiados com o projeto é Quenia Victor, que sofreu uma amputação no antebraço direito e mesmo assim se tornou vice-campeã mundial de parajiu-jitsu em Abu Dhabi.