domingo, 24 de novembro de 2024

Busca

domingo, 24 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 5 anos

Relatório do Tesouro Nacional indica que MS rompeu limite de gastos com pessoal

Ao todo, 12 estados do país comprometeram mais de 60% da receita corrente líquida com folha de pagamento

Relatório do Tesouro Nacional indica que o estado de Mato Grosso do Sul é um dos 12 que descumpriram a baliza de gastos com pessoal fixada na LRF (Lei da Responsabilidade Fiscal).

Por regra, na esfera federal, o limite máximo para gastos com pessoal é de 50% da receita corrente líquida. Já para os estados e municípios, o limite é de 60% da receita.

Em março deste ano, o próprio governo de MS fez um alerta pela conta negativa. Informou, à época, que os gastos com o pessoal haviam alcançado, em dezembro de 2018, R$ 6,2 bilhões (estado arrecadou perto de R$ 11 bilhões no ano passado), soma que representava perto de 60% da receita.

Superar os gastos previstos por lei pode desfavorecer os estados ao ponto de proibi-los de arrecadarem recursos federais.

Diz a medida que se a despesa total com pessoal superar a casa dos 95% do limite estabelecido, a LRF proíbe qualquer movimentação de pessoal que implique aumento de despesa, promoção de concursos públicos, um dos quais.

De acordo com levantamento, o crescimento dos gastos com a folha de pagamento dos servidores tem sido desrespeitado devido ao aumento da despesa com os funcionários públicos já aposentados.

Além de MS, romperam o limite da legalidade nos gastos com pessoal os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Uma das medidas tomadas pelo governo de MS para conter os gastos com o pessoal, posto em prática no primeiro semestre, foi o programa de demissão voluntária.

Entre eles estão Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Mas esse valor tem sido descumprido em boa parte do país principalmente por conta do aumento de gastos com servidores aposentados.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias