O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e mais seis chefes de Executivo divulgaram, nesta quinta-feira (4), uma carta aberta encaminhada ao presidente Michel Temer (MDB) exigindo “providências urgentes” do governo federal para impedir o agravamento da crise da segurança pública no país.
Segundo o blog o Antagonista, os governadores reclamam que enfrentam “praticamente sozinhos” os “desafios impostos pelo avanço da criminalidade” e pedem, entre outros pontos, descontingenciamento dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional, novos presídios federais e a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública.
“As dificuldades também englobam o sucateamento das estruturas carcerárias, o efetivo das forças de segurança pública insuficiente, rebeliões, mortes e fugas frequentes no sistema prisional, bem como leis inadequadas que incentivam a impunidade”, diz o documento.
Além de Reinaldo, assinam a carta os governadores Confúcio Moura (RO), Flávio Dino (MA), Marcelo Miranda (TO), Marconi Perillo (GO), Pedro Taques (MT) e Rodrigo Rollemberg (DF).