O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), comunicou que vai apresentar na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro, os detalhes do plano de equilíbrio fiscal do Governo do Estado e sobre a reforma administrativa no executivo estadual. “Vamos fazer uma audiência para [mostrar] o que é esse equilíbrio fiscal que a gente busca”, disse.
A convocação acontece após a informação de que um suposto vídeo com secretário recebendo propina foi divulgada (leia aqui).
Azambuja explicou que será uma sequência de medidas visando equacionar as finanças do Estado, para enxugar a máquina pública e acabar com o déficit nas contas do governo. “Esse equilíbrio fiscal que a gente busca, que passa pela reforma administrativa, teto de gastos, passa pela questão previdenciária. É uma sequencia de um planejamento que vamos apresentar sobre o que estamos idealizando para ter o equilíbrio necessário”, destacou.
Desde outubro de 2016, Reinaldo Azambuja tem prometido uma restruturação administrativa, com o objetivo de reduzir o número de servidores comissionados, revisar contratos e rever a organização das secretarias. Recentemente, o governador também defendeu a revisão dos incentivos fiscais dados às empresas em Mato Grosso do Sul.
O governo também pretende alterar a previdência estadual alterando a contribuição do servidor estadual de 11% para 14%. Outra medida é adotar o teto dos gastos públicos se espelhando nas medidas adotadas pelo Governo Federal.