O presidente da CPI da Energisa, deputado Felipe Orro (PSDB), criticou o aumento de 6,9% na tarifa de energia elétrica para consumidores de Mato Grosso do Sul, em sessão da Assembleia por videoconferência nesta quarta-feira (8). A nova tarifa foi aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e será cobrada a partir do dia 1º de junho.
“Faço um alerta a MS, essa empresa Energisa já aumentou a conta em mais de 20% acima da inflação. A sua correção sempre foi maior e nós já tivemos 11%, no ano passado 12%. Eles estão dando um aumento hoje que não seguiu as demais concessionárias, que foi em cima do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo). Nós temos que rever isso, fazer um apelo à Aneel, que não aceitou os argumentos dos consumidores do estado”, disse.
Já o deputado Barbosinha (DEM) oficiou à mesa diretora e fez indicação para acionar a bancada federal do estado e o governo estadual para intervenção imediata na medida da Aneel.
“Não poderia deixar de me manifestar nesse momento de plena dificuldade. Não é possível mais um aumento, a somar ao longo de três anos na energia dos consumidores de MS, chegamos a um percentual de 30%. Penso que seja o momento de acionarmos a nossa bancada federal. Estou apresentando a indicação para que acione os canais competentes”, finalizou.