Prefeito João Alfredo Danieze (PT) surpreendeu a classe política ao vetar o próprio orçamento enviado à Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. A ideia, segundo a imprensa local, seria prejudicar o sucessor que o derrotou nas últimas eleições, Roberson Moureira (PSDB).
Conforme o Rio Pardo News, o fato ocorre a doze dias do fim do mandato do atual prefeito. A partir de agora, os vereadores – igualmente em fim de mandato, vão analisar o veto de João Alfredo e decidir se mantêm ou se derrubam. O objetivo é evitar que o futuro prefeito e o Município não sejam prejudicados pela ação do ''demissionário''.
Ainda segundo o site local, o petista também vetou emendas impositivas de todos os vereadores e o reajuste salarial para servidores do Legislativo Municipal. Foi dito que a maioria dos vereadores em fim de mandato e os reeleitos são contra a medida inusitada e, aparentemente – vingativa de João Alfredo.
Para o vereador Paulo Rogério de Souza Bernardes (PSB), o prefeito João Alfredo Danieze alegou que vetou o reajuste dos servidores por se tratar de um ano eleitoral. No entanto, o reajuste será dado somente em 2025 – ano que não haverá nenhuma eleição.
O veto às emendas impositivas, segue o site local, vai impedir o funcionamento de muitas coisas na cidade que dependem destes recursos e pode inviabilizar o início de obras urgentes, como, por exemplo, a construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, previsto para começar já em janeiro de 2025.
Além disso, o veto ao orçamento é uma manobra que visa o impedimento do funcionamento da gestão do futuro prefeito Roberson Moureira, que não teria recursos para administrar o município.