Dados do Instituto de Pesquisa Ipec indicam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial para 2022 com 48% das intenções de voto e 25 pontos percentuais de vantagem contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A pesquisa aponta que Bolsonaro tem 23% e Ciro Gomes (PDT) 8%. João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) são citados por 3% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 10%. Ao todo, 4% não sabem ou preferiram não responder.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o Ipec, Lula têm 11 pontos percentuais a mais do que a soma de seus possíveis adversários, o que o levaria a vencer no 1º turno se as eleições fossem hoje.
Segundo a CNN, os dados mostram poucas variações diante da última pesquisa realizada pelo Ipec, em junho deste ano. Lula caiu 1% na intenção de votos. Entre seus principais concorrentes, apenas Ciro Gomes obteve variação positiva, subindo um ponto percentual. Todos os outros mantiveram o patamar de junho.
Na pergunta espontânea de votos, que não apresenta o nome dos candidatos, Lula manteve os mesmos 38% de junho. Bolsonaro subiu de 20% para 21%, enquanto Ciro é lembrado por 2% dos eleitores. Um terço dos entrevistados não menciona qualquer candidato.
O Ipec entrevistou 2002 pessoas entre os dias 16 e 20 de setembro. O índice de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.