Restando apenas quatro meses para a eleição presidencial, o Datafolha divulgou nesta quinta-feira (26) uma pesquisa que mostra o ex-presidente Lula (PT) com 54% dos votos válidos, percentual que o tornaria eleito no primeiro turno, caso as eleições terminasse hoje.
Segundo a pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 30%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 8%); Simone Tebet (MDB) e André Janones (MDB), ambos com 2%; Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia PSTU), ambos com 1%.
Segundo o site da Veja, o percentual de votos válidos, que exclui brancos e nulos, é usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição – para ganhar em primeiro turno, um candidato precisa ter 50% dos votos mais um.
Na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados), Lula lidera com 48% contra 27% no Bolsonaro – leia a matéria completa aqui. Nesse caso, o percentual leva em conta os brancos e nulos.
As lideranças petistas têm adotado um tom de cautela quanto à possibilidade de Lula vencer no primeiro turno, porque temem principalmente o clima de “já ganhou”, que pode levar à desmobilização da militância e do eleitorado. Em outros levantamentos anteriores de institutos de pesquisa, o petista já chegou a atingir percentual suficiente para levar em primeiro turno.
Ainda conforme a Veja, os motivos para adotar cautela, os petistas apontam que os candidatos ainda nem estão definidos — só serão confirmados nas convenções partidárias do final de julho e começo de agosto — e a campanha presidencial só começar oficialmente em agosto.