domingo, 24 de novembro de 2024

Busca

domingo, 24 de novembro de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 3 anos

Pedro Kemp apresenta projeto para combater fake news em MS

Lei cria Dia Estadual de Combate a Notícias Falsas, 24 de Março

O deputado estadual, Pedro Kemp, do PT, apresentou, nesta terça-feira (9), projeto de lei que institui o ‘’Dia Estadual de Combate a Notícias Falsas’’, a ser celebrado em 24 de março. 

Segundo a divulgação, Kemp justificou a data em alusão ao Dia Internacional do Direito à Verdade. O 24 de Março é uma homenagem ao Monsenhor Óscar Arnulfo Romero, que denunciou violações dos direitos humanos em El Salvador e assassinado em 1980. 

Ainda conforme o petista, atualmente existem sites para checagem de notícias como Agência Lupa,  Fato ou Fake,  Agência Pública,  E-Farsas  e  Fake Check.
Kemp destacou o poder nefasto das fake news, detalhando que pessoas deixaram de tomar vacinas contra a covid em razão de notícias falsas. 

‘’Durante a CPI da Covid veio à tona o fato de empresas privadas ligadas ao governo federal obterem lucros milionários com a propagação do vírus a 21,9 milhões de brasileiros e a morte de 610 mil pessoas. Um crime!”, desabafou o deputado. 

No projeto de lei do petista, a sobrecarga de informações, a falta de entendimento da maior parte da população sobre a internet, aliada a interesses econômicos camuflados por impulsionamento de conteúdos falsos, acabam por proliferar mentiras de maneira disfarçada. 

Kemp acrescenta que esse tipo de crime acontece “sem autoria” e o combate não é de interesse de muitos, pois geram lucros milionários às empresas donas do Facebook, Google, Instagram entre outras. 

‘’Os conteúdos de ódios são os mais acessados e as fake news disseminam ódio, fascismo, misoginia, homofobia, racismo e posts antidemocráticos. Cabe ao poder público criar mecanismos eficientes de fiscalização e controle para que as pessoas tenham informação e consciência para identificar a fake news’’, refletiu o petista.

Desde 2019, o governo federal enfrenta no STF (Superior Tribunal Federal) um processo de investigação pela suspeita de ameaças a pessoas e instituições democráticas. Através de perfis falsos vinculados equipes do chamado “Gabinete do Ódio” utilizam do esquema milionário para disseminar mentiras contra adversários políticos.


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias