sábado, 29 de março de 2025

Busca

sábado, 29 de março de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 4 dias

Papy recebe gestor chileno e vislumbra ganhos com Rota Bioceânica em Campo Grande

Problemas e soluções como pouca fluência de campo-grandenses no idioma espanhol

Presidente da Câmara Municipal, vereador Papy (PSDB), recebeu gestor do escritório de Tarapacá, em Campo Grande. Eles discutiram ganhos e parcerias com a implementação do Corredor Bioceânico. 

O convidado foi o gestor de negócios internacionais, Fabio Roberto Cordeiro, na quinta-feira (20).  

''O Poder Legislativo está buscando mais subsídio, porque quanto mais informação tiver mais vamos poder colaborar com a cidade. Fiz parte da Frente Parlamentar da Rota Bioceânica da Casa no ano passado e vamos renomear a Frente novamente para poder participar oficialmente dos eventos. A gente fez uma audiência aqui no ano passado. A ideia é que a gente participe e entenda como podemos colaborar tanto no setor produtivo, na parte de infraestrutura, na parte educacional para o jovem - com preparação'', afirmou Papy. 

Idioma

Segundo divulgação da assessoria, uma das deficiências citadas por Papy foi a falta de jovens com fluência em espanhol. “Quantos campo-grandenses aqui são fluentes em espanhol?”, pontuou. O que foi confirmado por Cordeiro. Além disso, o parlamentar mostrou preocupação no aumento populacional, sem as melhorias na Saúde e Educação para as pessoas que estão chegando, ou mesmo de infraestrutura como mobilidade urbana.

''Vocês têm muitas vezes essa questão da Saúde, da Alimentação, são pessoas, são coisas, às vezes, que vocês têm que desenvolver com mais força. Mas tem certas coisas que vocês podem ter algum apoio. Nós podemos ser desse apoio'', disse Cordeiro.

Ainda segundo divulgado, de acordo com o gestor do escritório de Tarapacá, a oportunidade de internacionalizar um espaço, uma cidade, as próprias pessoas e as entidades provoca um choque. Mas o que Mato Grosso do Sul vai viver já é comum em São Paulo, lá em Pernambuco, em Minas, Paraná, Rio Grande do Sul, porque esses lugares já conhecem a área de paradiplomacia.
Outra questão apresentada por Cordeiro foi a rota aérea entre Campo Grande e o Chile. 

''Em linha reta, a distância entre Tarapacá e Campo Grande é de 2h30, o que hoje demora 18 horas. Tem essa demanda de fazer os empresários irem e virem também para que a gente possa ter essa empresa de voo. Com o próximo foro, na Argentina [nos dias 7, 8 e 9 de outubro] também será discutido ali uma escala em Assunção ou até mesmo Santa Cruz. É uma possibilidade'', completou Cordeiro.


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias