O que pensam os candidatos ao Senado por Mato Grosso do Sul sobre a liberação da maconha medicinal? O assunto vive em discussão e pode ser tratado durante os próximos oito anos - tempo de mandato de um senador - no Congresso Nacional.
Quatro deles enviaram as respostas sanando dúvidas dos eleitores ao TopMídiaNews para uma série de reportagens de apresentação dos candidatos ao Senado.
Afinal, o que o(a) candidato(a) pensa a respeito do uso da maconha medicinal?
Professor Tiago Botelho - PT
O STF já vem pacificando o entendimento a respeito da utilização de plantas medicinais, entre elas a maconha, e nós entendemos, assim como entende o STF, que se qualquer planta medicinal traz benefícios à saúde e pode melhorar vários tratamentos nós defendemos. Defendemos a utilização da maconha medicinal para o uso da medicina. Para melhorar a vida das pessoas, para trazer novas respostas para problemas de saúde que não são encontrados. Então se é para o bem da população, é óbvio que nós defendemos. Quanto à legislação, o próprio STF já vem trazendo seu entendimento e cabe ao Congresso Nacional atualizar a legislação de acordo com o que pensa o guardião da constituição que é o STF.
Mandetta – União Brasil
Temos drogas muito mais complexas que a cannabis, incluídas no rol de medicamentos permitidos pela legislação vigente. Quando se fala sobre rever a lei no tocante às práticas de plantio e consumo, eu sou totalmente contrário. Ela não traz benefício pra saúde humana. Mas quando se fala em uso da droga para fins medicinais, para aquilo que ela já tem comprovação científica, eu sou favorável.
Participei diretamente da audiência pública sobre o tema e acredito que ela precisa constar no arsenal dos médicos, para auxiliar no enfrentamento de doenças específicas. Nós não podemos restringir o uso por motivos ideológicos.
Anizio Tocchio - Psol
É necessário que exista uma regulamentação do cultivo da cannabis medicinal pelas associações de pacientes e familiares e garantia de fornecimento de medicamentos a base de cannabis pelo SUS a quem precisa. Sendo assim, é preciso que exista um estudo mais detalhado acerca de experiências internacionais de regulamentação da cannabis com o foco na prevenção ao uso abusivo e ao seu uso medicinal adequado.
Jefferson Bezerra - Agir
A ciência sempre nos conduziu para uma vida saudável e longa se a mesma confirma a eficácia em tratamentos de saúde somos favoráveis.
Os candidatos Tereza Cristina (PP) e Juiz Odilon (PSD) não responderam após mais de uma semana de espera para fechamento do texto.