quarta, 22 de janeiro de 2025

Busca

quarta, 22 de janeiro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

11/04/2018 08:00

Na Capital, governador lança campanha do agasalho e Caravana da Saúde nas Escolas

'Aqueça Uma Vida' pretende arrecadar cobertores, agasalhos, luvas, cachecóis entre outros itens

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), lança às 8h30, no auditório da Governadoria, a 4ª Campanha do Agasalho dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul – “Aqueça uma Vida”. E logo depois, às 10 horas, faz o lançamento da Caravana da Saúde nas Escolas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. 

A campanha “Aqueça Uma Vida” pretende arrecadar cobertores, agasalhos, luvas, cachecóis, camisetas, meias, sapatos e outros itens de inverno novos ou em bom estado de conservação. O objetivo da Campanha de acordo com o secretário da SAD, Carlos Alberto de Assis, é estimular o espírito de solidariedade dos servidores estaduais. 

“Temos maior orgulho em afirmar que no quesito solidariedade, nossos servidores são os primeiros que estendem as mãos. Mas também temos o apoio de parceiros e veículos de comunicação, que contribuem para o sucesso da campanha. É uma união de forças, e o resultado disso tudo vai para comunidades carentes e instituições filantrópicas que recebem esses donativos” pontua o secretário.

Madrinha da campanha a primeira dama do Estado, Fátima Azambuja, estará presente no evento, que mais uma vez contará com a participação dos heróis da Liga do Bem, e apresentação cultural do saxofonista Clodoaldo Viana.

Caravana da Saúde nas Escolas

O lançamento do projeto Caravana da Saúde nas Escolas, acontece às 10 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O projeto é o maior programa de regionalização de saúde já implantado em Mato Grosso do Sul, que levou mais de 850 mil procedimentos em 11 microrregiões do Estado em 2015, neste ano terá como foco os alunos da rede pública. Com o objetivo de identificar problemas de visão e audição em alunos com idades entre 7 e 12 anos, a Caravana da Saúde, etapa 2018, vai iniciar os atendimentos neste mês.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), já deu início a implantação do projeto que prevê o atendimento de mais de 42 mil alunos das escolas estaduais e municipais, das sete regiões de Campo Grande.

Os alunos das 150 escolas da Capital serão atendidos em duas etapas: na fase de triagem, onde serão realizados os exames básicos de audição e visão e, na segunda fase, onde acontecerão os exames específicos e também os procedimentos.  

O projeto do Governo do Estado nas escolas públicas visa identificar e sanar problemas auditivos e oftalmológicos que podem ser revertidos, além de reduzir as taxas de evasão escolar, muitas vezes decorrente dessas dificuldades, conforme justificativa do projeto, publicada no edital da Caravana 2018.

Um dos principais instrumentos do Governo do Estado na ação de regionalização e democratização da saúde, a Caravana leva em conta a saúde auditiva e ocular dos estudantes, o que representa importante papel no desenvolvimento do ser humano. Na idade escolar, os problemas de visão podem passar despercebidos e repercutir desfavoravelmente no aprendizado. 

Sabe-se ainda, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), que os problemas de visão, como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo e outros fatores, afetam mais de 20% das crianças em idade escolar. Isso significa dizer que um em cada cinco alunos sofre algum problema visual.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias