Mutirão de saúde ocular atendeu cerca de 140 presos do Estabelecimento Penal de Bataguassu, nesta quinta-feira (28), em Bataguassu. A ação reafirma o compromisso do sistema prisional com a promoção de saúde e dignidade dos custodiados.
Conforme divulgação do Governo de MS, os atendimentos foram feitos pelo médico Danilo Boscoli, da mesma cidade. Ele conduziu avaliações, todas individuais. A iniciativa, diz a Agência, é reduzir a necessidade de escolta externa para atendimento à saúde dos presos e assim aumentar a segurança do sistema prisional.
A Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Saúde da Agepen, coordena as ações, que buscam levar serviços essenciais diretamente às unidades penais.
''A saúde é um direito de todos, e ações como esta fortalecem o papel humanizador do sistema penitenciário'', destacou o diretor do EPB, Luiz Fernando da Silva Jesus.
De acordo com a diretora da DAP, Maria de Lourdes Delgado Alves, essas iniciativas têm impacto positivo tanto para os custodiados quanto para a administração do sistema, promovendo um ambiente mais seguro e organizado.
''A Agepen segue empenhada em expandir esses atendimentos e assegurar que os internos recebam assistência adequada durante o período de privação de liberdade'', finalizou.