O período eleitoral das eleições municipais deste ano mal começou e o Estado já apresenta denúncias de irregularidades. Segundo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até o momento, 42 denuncias eleitorais foram registradas em Mato Grosso do Sul.
As denúncias foram enviadas à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal. O período de campanha para os candidatos começou na última sexta-feira (16), logo após o encerramento dos pedidos de registro para concorrer ao pleito, na quinta-feira (15).
O balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou os dados até as 9 horas desta terça-feira (20). A maior parte dos relatos de possíveis irregularidades foi para os candidatos a vereador.
O município com mais registros de irregularidades foi Campo Grande, que apresentou 18 denúncias. Em seguida aparece São Gabriel do Oeste, com 14 casos, e Costa Rica, que registrou 5 denúncias.
As cidades de Corumbá, Jateí, Laguna Carapã, Maracaju e Naviraí, registraram, cada uma, apenas uma denúncia.
O aplicativo Pardal Móvel foi desenvolvido pela própria Justiça Eleitoral para simplificar o processo de envio de denúncias relativas a possíveis irregularidades na propaganda por parte de candidatos. A ferramenta está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e pode ser baixada de graça.
Conforme o calendário do TSE, o primeiro turno das eleições está marcado para o próximo dia 6 de outubro, domingo. Os municípios com 200 mil habitantes ou mais podem ter segundo turno caso nenhum dos postulantes ao cargo consiga maioria absoluta dos votos válidos.
O segundo turno está marcado para o dia 27 de outubro, também em um domingo.