Inquérito do Ministério Público Estadual de MS quer identificar quem cortou ilegalmente oito arbustos, dentro da área de reserva legal do Parque dos Poderes, em Campo Grande.
A investigação ficará a cargo da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. A apuração foi aberta após notícia de fato aberta em maio de 2024 chegar à Ouvidoria.
O caso, diz o MPMS, ocorreu em um terreno na Rua Imbé com a Avenida do Poeta. Os arbustos foram retirados sem qualquer autorização e sem plano de manejo.
Ainda segundo divulgado, para embasar a apuração, foi pedida vistoria por parte do órgão ambiental municipal, que constatou o corte de oito árvores. A maior delas, possivelmente a mais antiga, tinha 56 cm de diâmetro, diz o MP.
As fotos tiradas na vistoria, segue o Ministério Público, mostram que só restaram os tocos das plantas no chão. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a Semadur, aplicou multa de R$ 32 mil. O Instituto de Meio Ambiente de MS, o Imasul, também foi consultado na investigação.
Responsabilidade
Segundo a divulgação, o Promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida, responsável pelo caso, é necessário, agora, identificar os responsáveis pelo corte das árvores e garantir que sejam adotadas medidas para a recuperação da área afetada.
"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e é nosso dever protegê-lo para as presentes e futuras gerações", escreveu a autoridade.
O espaço está aberto para manifestação dos envolvidos.