sexta, 28 de março de 2025

Busca

sexta, 28 de março de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 3 dias

MPE apura contaminação de moradores e do solo com partículas de ferro em Ladário

Problema ocorre na via de escoamento da produção do Maciço do Urucum

Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar eventual contaminação de pessoas, do solo e lençol freático, com partículas de minério de ferro, conhecidas como ''fino'', em Ladário. 

Conforme o material divulgado, o problema ocorre na Rua Frei Liberato, via de cerca de 2 Km por onde o minério de ferro é escoado em direção ao porto da região. O vai e vem de caminhões provocam a queda do ''fino'' do minério (partículas de ferro) no solo. 

Há a possibilidade de moradores contraírem doenças respiratórias em razão do contato próximo da partícula de ferro. Outro problema é a poeira e o alto barulho do trafegar de veículos pesados. Moradores, conforme foto divulgada no inquérito, já fizeram apelo por solução. 

O lençol freático e o ar também podem estar sendo machucados com o contato do material, disse o MPE após inserir conceitos vindos de fontes oficiais, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente. 

Doenças e ruídos serão apurados pelo MPE

Caminhões com fino de minério geram transtornos (Foto: Reprodução MPE-MS)

O local foi periciado por duas vezes, sendo uma em novembro de 2024 e outra em março deste ano. Nas duas observações, foi constatado o risco do contato e dissipação do fino de minério no ar, assim como para a saúde dos moradores. 

Em outro trecho, o laudo diz que é jogada água na pista para reduzir a poeira deixada no rastro dos caminhões, mas que isso gera lama e risco de acidentes com deslizamentos. 

A Prefeitura de Ladário anunciou investimentos na localidade e, inclusive, citou que a pista de terra é molhada para reduzir a poeira. A Notícia de Fato registrada na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca De Corumbá foi convertida em inquérito civil. O promotor de Justiça Pedro de Oliveira Magalhães assinou o pedido para oficiar o Município de Ladário. 

O espaço está aberto para manifestação das partes envolvidas, ainda que não citadas nominalmente. 
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias