Em pesquisa encomendada pelo PoderData, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi indicado pela maioria como ruim ou péssimo. Os dados foram coletados na 2ª a 4ª feira desta semana e demostram o indicativo.
Segundo o Poder360, o total de 54% dos entrevistados tiveram essa percepção, ante 57% no levantamento realizado 15 dias antes. A variação está dentro da margem de erro do estudo, de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Os que acham o chefe do Executivo “ótimo” ou “bom” mantiveram-se nos mesmos 22% –menor patamar já registrado pela empresa de estudos estatísticos do Poder360 na série histórica iniciada em abril de 2020.
Os que disseram que o desempenho de Bolsonaro é “regular” são agora 20%, contra 16% na última pesquisa. Os eleitores que chegam a esse grupo costumam fazer um pit stop para decidir se apoiam ou não o presidente e seu governo. Os que não souberam responder são 4%.
A diferença entre os que acham Bolsonaro “ótimo” ou “bom” e “ruim” ou “péssimo” marcou 32 pontos percentuais nesta rodada, ante o recorde de 35 pontos há 15 dias.
Esta pesquisa foi realizada no período de 6 a 8 de dezembro de 2021 pela divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 3.000 entrevistas em 489 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.