O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na eleição presidencial de outubro, mantendo 44% das intenções de voto, de acordo com nova rodada da pesquisa Ipespe. O presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou positivamente, dentro da margem de erro, e passou para 32%, ante 31% na sondagem anterior.
A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (13), e reproduzida pela Istoé aponta ainda que os demais pré-candidatos mantiveram-se estáveis, com Ciro Gomes (PDT) na terceira colocação, com 8% das intenções de voto. João Doria (PSDB) tem 3%, André Janones (Avante), 2%, e Simone Tebet (MDB), 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Em simulações de segundo turno, Lula continua a vencer em todos os cenários. No mais provável até o momento, contra Bolsonaro, Lula venceria por 54% a 35%, uma diferença de 19 pontos percentuais. A pesquisa anterior, feita mais cedo em maio, apontava vitória de Lula por 54% a 34%.
A pesquisa ouviu mil pessoas, por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias 9 e 11 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02603/2022.