O PT (Partido Trabalhista) e a federação partidária Brasil da Esperança, oficializaram a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições deste ano pelo Palácio do Planalto. O ato aconteceu em evento na manhã desta quinta-feira (21) em São Paulo e não contou com a presença do candidato por estar em viagem à Pernambuco.
Lula, que vai disputar a Presidência pela sexta vez, será o primeiro candidato de uma federação partidária. A modalidade de aliança, criada em 2021, consiste na união de dois ou mais partidos que deverão atuar como se fossem um só por pelo menos quatro anos.
Ao seu lado estará Geraldo Alckmin (PSB). Com agendas em Recife (PE), o ex-presidente não estará na convenção nacional do PT. Em 2018, Lula também não participou do evento no qual o PT confirmou sua candidatura à Presidência.
Conforme o site G1, o evento começou por volta das 10h10 em uma pequena sala do hotel, sem grande divulgação por parte do partido. Membros da Executiva Nacional da legenda participaram do encontro a portas fechadas.
Após a convenção do PT, iniciou-se a reunião na convenção nacional com a presença dos partidos PCdoB e PV, que vão apoiar a chapa nas eleições. Por volta de 11h30, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, permitiu a entrada da imprensa e anunciou oficialmente a candidatura de Lula e Alckmin.