Durante a cerimônia de posse da prefeita Adriane Lopes, realizada na tarde desta quarta-feira (1°), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a vereadora Luiza Ribeiro enfatizou a importância histórica desse momento para as mulheres e para a política de Campo Grande. Adriane Lopes, que assume a liderança do município, se torna a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita, juntamente com a vice-prefeita eleita, Dra. Camila.
Luiza Ribeiro destacou que a posse de uma mulher na prefeitura, juntamente com a presença de mais mulheres na Câmara Municipal, simboliza um marco na luta por maior representatividade feminina. “Hoje, estamos dando posse a uma prefeita e a uma vice-prefeita eleitas. Isso é muito importante na história das mulheres e da política de Campo Grande”, declara a vereadora.
Embora reconheça o avanço, Luiza ressaltou que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as mulheres atinjam a plena representação na política. “Estamos em um novo momento, mas ainda estamos muito longe de representar os 54% da população, que são as mulheres. A política precisa refletir a democracia e essa democracia precisa estar representada na mesa diretora da Câmara”, reflete a vereadora.
Luiza também relembrou os dois mandatos consecutivos em que a Câmara Municipal de Campo Grande esteve sem a presença de mulheres na mesa diretora. Para ela, a representatividade feminina nas esferas políticas é essencial para que a democracia. “A política precisa ser representativa. Nós temos 54% de mulheres na cidade, e essa democracia precisa estar representada na mesa diretora”, frisa.